Quais são os tipos de creatina? Tire as suas dúvidas!

Você sabe quais são os diferentes tipos de creatina? Aliás, você sabia que há diferentes tipos desse suplemento – que é um dos mais consumidos e estudados no mundo?
Seu corpo produz naturalmente essa molécula, que serve a uma variedade de funções importantes, incluindo a produção de energia. Além disso, alguns alimentos contêm creatina, principalmente carne.
Apesar da presença dessas duas fontes naturais, consumi-lo como suplemento alimentar ajuda a aumentar as reservas do seu corpo e é especialmente benéfico para quem busca a construção e maior densidade muscular, como atletas e até mesmo idosos, por exemplo, já que este último grupo sofre com a perda de massa magra decorrente da idade.
Na prática, isso pode melhorar o desempenho do exercício e até mesmo ajudar a combater doenças.
Muitos tipos desses suplementos estão disponíveis, tornando complexo para algumas pessoas escolher um.
Nos tópicos abaixo trouxemos uma revisão sobre o que os estudos dizem a respeito de cada uma. Confira!
Como a Creatina age no organismo?
A creatina é uma molécula com estrutura semelhante aos aminoácidos, os blocos de construção das proteínas.
Como a carne é a principal fonte alimentar de creatina, os vegetarianos normalmente têm quantidades menores dela em seus corpos do que os não vegetarianos.
Mas mesmo para não vegetarianos, consumi-lo como suplemento dietético pode aumentar o teor de creatina muscular em até 40%.
Seu uso como suplemento tem sido amplamente estudado por muitos anos e é consumido em todo o mundo. Já os seus efeitos incluem melhor desempenho no exercício e saúde musculoesquelética, bem como benefícios potenciais para a saúde do cérebro.
A creatina, na forma de fosfato de creatina, desempenha um papel crítico na produção de energia celular.
Isso porque está envolvido na formação de trifosfato de adenosina (ATP), que é uma importante fonte de energia celular.
Esse tipo de suplemento ajuda, portanto, a melhorar o desempenho do exercício, além de promover o ganho de força na musculação em cerca de 10%, em média.
Tipos de Creatina
A forma de suplemento mais comum é a creatina monohidratada. Esta é a forma que tem sido utilizada na maioria das pesquisas sobre o tema.
Isso significa que a maioria dos efeitos benéficos da creatina, como melhor desempenho no exercício da parte superior e inferior do corpo, foram observados quase exclusivamente a creatina monohidratada foi usada.
Esta forma é composta por uma molécula de creatina e uma molécula de água, embora possa ser processada de algumas maneiras. Às vezes, a molécula de água é removida, resultando em creatina anidra.
A remoção de água aumenta a quantidade de creatina em cada dose. A creatina anidra é 100% de creatina em peso, enquanto a forma monohidratada tem cerca de 90% de creatina em peso.
Outras vezes, a creatina é micronizada ou processada mecanicamente para melhorar a solubilidade em água. Em teoria, uma melhor solubilidade em água pode melhorar a capacidade do seu corpo de absorvê-la.
Apesar dessas pequenas diferenças no processamento, cada uma dessas formas é igualmente eficaz quando são administradas doses iguais.
Além de aumentar a força, a creatina aumenta o teor de água nas células musculares. Isso pode levar a efeitos benéficos no crescimento muscular enviando sinais relacionados ao inchaço das células.
– Clique e confira as opções de Creatina disponíveis em nosso e-commerce.