Porque a creatina monohidratada é a melhor?

A creatina é um composto de aminoácidos encarregado por trazer diversos benefícios para o corpo humano. Estudos mostram que a creatina pode aumentar a massa muscular, força e desempenho ao praticar exercícios, além de atuar como neuroprotetora, diminuindo a demanda cerebral por oxigênio e reduzindo a fadiga mental.
Pesquisas ainda apontam para efeitos positivos em indivíduos com doenças neurológicas e doenças crônicas.
O que é creatina monohidratada?
A creatina monohidratada recebe esse nome por possuir uma formulação composta por 88% de aminoácidos e apenas 12% água, sendo encontrada principalmente no formato de pó solúvel em água.
Esse tipo de creatina é um dos mais populares do mercado e também o mais econômico. Além de ser o suplemento mais estudado pela ciência esportiva.
O foco da sua aplicação na dieta é o ganho de massa muscular, garantindo a energia que seu músculo precisa para crescer. Entre os seus benefícios, a creatina aumenta a aptidão do músculo em gerar força. Ajuda diretamente na hipertrofia muscular, aumenta sua capacidade de treino e previne o catabolismo (processo onde o músculo acaba sendo utilizado para geração de energia).
No organismo, a creatina é sintetizada no fígado, rins e no pâncreas. O nosso corpo produz essa substância naturalmente, mas em quantidade limitada.
Diferentes tipos de creatina
Além da creatina monohidratada é possível encontrar duas outras variações: a creatina micronizada e a creatina alcalina. Veja as principais diferenças no comparativo.
Creatina monohidratada
Versão mais comum do suplemento, composta por 88% de creatina e 12% água.
Prós:
- Preço econômico;
- Muito estudada pela ciência;
- Pode ser misturada em diversas bebidas (sucos, água, vitaminas, etc).
Contras:
- Absorção mais lenta;
- Difícil dissolução total;
- Em grandes dosagens pode causar desconforto.
Creatina micronizada
Nessa versão o suplemento é construído semelhante à creatina monohidratada, com o diferencial de passar por um processo de quebra de cristais em partículas 10x menores que a versão anterior. Facilitando sua absorção pelo organismo.
Prós:
- Rápida absorção;
- Efeitos mais rápidos;
- Dificilmente causa incômodo no organismo.
Contras:
- Preço elevado;
- Difícil de ser encontrada.
Creatina alcalina
Versão menos popular do suplemento. O seu principal diferencial é possuir um ph mais elevado do que as outras formas de creatina. O que a torna mais estável por um período mais longo em solução líquida, fazendo com que sua absorção seja mais eficaz.
Prós:
- Resultado equivalente às outras versões, com doses menores.
Contras:
- Existem poucos estudos que comprovem eficácia superior à monohidratada;
- Valor elevado.
Agora que você conhece os principais diferenciais entre cada tipo de creatina fica mais fácil entender porque consideramos a versão monohidratada a melhor, não é mesmo? Além de possuir mais estudos voltados para esse suplemento, seu custo benefício é um ponto chave. Lembre-se sempre de consultar um profissional da área de saúde antes de consumir qualquer tipo de suplemento. Se está procurando por creatina, aproveite para visitar o site da Monstrão, clicando aqui!