Dieta Cetogênica: Tire as suas dúvidas antes de começar!

A dieta cetogênica é um programa de alimentação baseado em gorduras saudáveis e proteínas e a eliminação – mesmo que temporária – de carboidratos.
Trata-se de uma dieta que vem ganhando adeptos no mundo todo graças aos resultados rápidos que ela oferece, bem como a facilidade, afinal, não exige nada muito elaborado, a não ser a força de vontade e a disponibilidade em conviver com os efeitos que se manifestam nos primeiros dias.
Se você está pensando em começar uma dieta cetogênica, continue lendo este conteúdo e tire as suas dúvidas a respeito!
Afinal, o que é dieta cetogênica?
“Cetogênico” é um termo utilizado em uma dieta baixa em carboidratos (como a dieta Atkins).
A ideia central dessa dieta é que você obtenha mais calorias de proteínas e gorduras e menos de carboidratos. Desse modo, você reduz mais os carboidratos que são fáceis de digerir, como açúcar, refrigerante, doces e pão branco.
Como funciona?
Quando você come menos de 50 gramas de carboidratos por dia, seu corpo acaba ficando sem combustível (açúcar no sangue) que pode usar rapidamente.
Isso normalmente leva de 3 a 4 dias. Então você começará a quebrar proteínas e gorduras para obter energia, o que pode fazer você perder peso.
Esse fenômeno é chamado de cetose. É importante notar que a dieta cetogênica é uma dieta de curto prazo focada na perda de peso e não na busca de benefícios à saúde.
Quem pode aderir?
As pessoas aderem a uma dieta cetogênica com mais frequência para perder peso, mas também pode ajudar a gerenciar certas condições médicas, como epilepsia.
Também pode ajudar pessoas com doenças cardíacas, certas doenças cerebrais e até acne, mas é preciso haver mais pesquisas nessas áreas e uma conversa com seu médico, caso você tenha alguma condição.
Também verifique com seu médico primeiro para descobrir se é seguro tentar uma dieta cetogênica, especialmente se você tiver diabetes tipo 1.
Perda de peso
Uma dieta cetogênica pode ajudá-lo a perder mais peso nos primeiros 3 a 6 meses do que algumas outras dietas.
Isso pode ser porque são necessárias mais calorias para transformar gordura em energia do que para transformar carboidratos em energia. Também é possível que uma dieta rica em gordura e rica em proteínas o satisfaça mais, então você come menos!
Doenças cardíacas
Parece estranho que uma dieta que exige mais gordura possa aumentar o colesterol “bom” e diminuir o colesterol “ruim”, mas as dietas cetogênicas estão ligadas exatamente a isso.
Isso porque os níveis mais baixos de insulina resultantes dessas dietas podem impedir que seu corpo produza mais colesterol.
Isso significa que é menos provável que você tenha pressão alta, artérias endurecidas, insuficiência cardíaca e outras doenças cardíacas. Não está claro, no entanto, quanto tempo esses efeitos duram.
Efeitos colaterais
Os mais comuns geralmente não são graves: você pode ter constipação, baixo nível de açúcar no sangue ou indigestão.
Com muito menos frequência, dietas com pouco carboidrato podem levar a pedras nos rins ou altos níveis de ácido em seu corpo (acidose).
Outros efeitos colaterais podem incluir a “ceto gripe”, dor de cabeça, fraqueza e irritabilidade; mau hálito; e fadiga.