O que é Albumina?

A albumina é uma proteína que pode ser encontrada em grande quantidade no nosso organismo em mais 50% da parte líquida do nosso sangue produzido no fígado pelos hepatócitos. Ela possui diversas funções dentro do nosso corpo, entre elas o transporte de nutrientes, o controle do PH e o fortalecimento do sistema imune.
Esta proteína também pode ser encontrada em alguns tipos de alimentos como o leite e a clara de ovo. Como suplemento, ela é retirada principalmente da clara de ovo pasteurizada, que é comercializada em pó, em cápsula ou tablete. A albumina é uma proteína de baixo custo comparado a outras proteínas concorrentes. E por ter um sabor bem evidente de ovo, a albumina, pode ser vendida com sabor artificial de baunilha, chocolate, morango, entre outros.
Quando recebem a albumina, os músculos conseguem se recuperar com mais rapidez das micro lesões, por causa do estoque de energia fornecido. Evita também que aconteça a perda muscular durante o sono, e ainda deixa os músculos bem mais fortes e resistentes.
É bom destacar que a albumina é capaz de fornecer aminoácidos que são fundamentais para o metabolismo. Dessa maneira, ela ainda proporciona mais energia, algo que é essencial para uma rotina de atividades físicas. E mesmo que uma pessoa não realize exercícios físicos mais intensos, a albumina pode ser utilizada em esportes mais leves como suplemento.
Como e quando tomar a albumina?
Para tomar albumina você necessita procurar orientação de um profissional da área da saúde, já que a dose é calculada de acordo com o peso da pessoa e a rotina de exercícios que pratica. E apesar da recomendação de ingerir albumina seja sempre após os treinos, existem outras maneiras de manter a proteína na rotina. Ela pode ser distribuída entre as refeições, ou seja, no café da manhã, lanches e no jantar.
Não existe uma regra sobre o melhor horário para ingerir albumina, mas algumas sugestões são interessantes. Logo pela manhã, a ingestão irá permitir que o corpo tenha proteínas necessárias durante o dia. Já após o almoço, a albumina auxilia na manutenção da saciedade por mais tempo. E antes de dormir, ela ajuda na recuperação muscular além de favorecer o anabolismo.
Mas a melhor decisão deve ser tomada em comum acordo com um profissional da área da saúde, para que alcance os resultados que deseja. Além disso, vale ressaltar que junto com a albumina, o correto é que se consuma uma outra fonte de carboidratos para ajudar na reconstrução e recuperação muscular.
Quais são as contraindicações da albumina?
Pessoas que tenham alergia ao ovo não podem realizar o consumo da albumina, já que a proteína é retirada da clara de ovo. Caso persista, é comum que os efeitos nocivos surjam, como: problemas na pele, náuseas, vômito, entre outros.
Além disso, ao ingerir doses acima do indicado por um profissional, podem ocorrer problemas no fígado, já que a albumina é metabolizada neste órgão. Por isso, sempre procure ajuda de um profissional antes do consumo da albumina.